Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócio

TOTVS quer expandir atuação no varejo por meio da Bematech

Fábrica da Bematech: empresa atua hoje em hardware e software. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Fábrica da Bematech: empresa atua hoje em hardware e software. (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Líder em seu segmento de atuação no país, a TOTVS quer deixar o rótulo de desenvolvedora de softwares de gestão para passar a ser vista como uma fornecedora de soluções de negócio. A mudança não é meramente semântica. Além de apostar em serviços diferenciados para cada segmento, tanto em back office quanto em produtividade, a empresa promoveu uma mudança este ano em seu alto escalão: o fundador da companhia, Laércio Cosentino, passou o bastão da presidência para Rodrigo Kede, ex-executivo da IBM.

A “virada” estratégica da TOTVS ganhou uma nova dimensão há pouco mais de um mês, com o anúncio da compra da Bematech, companhia que atua em soluções de automação em varejo. O negócio, que ainda aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), se dará por meio da compra de ações da empresa paranaense, em uma operação que pode movimentar R$ 549,8 milhões – o maior valor já desembolsado pela TOTVS em uma aquisição.

Em visita semana passada a Curitiba, Cosentino e Kede falaram com exclusividade à Gazeta do Povo sobre o negócio. Os executivos da TOTVS apostam no processo de digitalização do varejo – setor que reúne 54% das 5 milhões de empresas ativas no país –para lucrar nos próximos anos com a venda de soluções e serviços da companhia e, agora, da Bematech, principalmente para pequenos e médios empreendedores. Apesar de as duas já atuarem no varejo e em outros setores como um todo, cada uma possui segmentos de maior atuação: a empresa paranaense, por exemplo, é forte na área de cosméticos, transporte de passageiros, restaurantes e hóteis. A TOTVS, por sua vez, é mais presente em supermercados, lojas de vestuário e magazines e concessionárias de veículos, além de fornecer soluções para e-commerce.

A TOTVS também quer aproveitar o amplo canal de distribuição da Bematech para fortalecer sua presença em território nacional – a empresa paranaense tem hoje cerca de 5 mil revendas em todo o país e atende cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior.

“Se você acredita que mais de 2 milhões de empresas do varejo vão se digitalizar, capilaridade passa a ser algo extremamente importante. Já temos uma presença nacional e poderemos adicionar essa capilaridade (da Bematech) bastante forte. A nossa missão é de ser realmente a empresa que vai digitalizar, fidelizar, liderar e definir os padrões do varejo”, afirma o presidente da TOTVS, Rodrigo Kede.

Dados

O executivo também não esconde que a ampla base de clientes da Bematech reforça a intenção da TOTVS de trabalhar com soluções de big data em cima da base de dados das empresas atendidas. “Você tem acesso a uma base de dados de informação que vai te dar perfil de cliente, comportamento, onde está vendendo, o que se está vendendo no setor e como. E a chance de monetizar esses dados é muito grande”, explica Kede.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.