Líder em seu segmento de atuação no país, a TOTVS quer deixar o rótulo de desenvolvedora de softwares de gestão para passar a ser vista como uma fornecedora de soluções de negócio. A mudança não é meramente semântica. Além de apostar em serviços diferenciados para cada segmento, tanto em back office quanto em produtividade, a empresa promoveu uma mudança este ano em seu alto escalão: o fundador da companhia, Laércio Cosentino, passou o bastão da presidência para Rodrigo Kede, ex-executivo da IBM.
A “virada” estratégica da TOTVS ganhou uma nova dimensão há pouco mais de um mês, com o anúncio da compra da Bematech, companhia que atua em soluções de automação em varejo. O negócio, que ainda aguarda aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), se dará por meio da compra de ações da empresa paranaense, em uma operação que pode movimentar R$ 549,8 milhões – o maior valor já desembolsado pela TOTVS em uma aquisição.
Em visita semana passada a Curitiba, Cosentino e Kede falaram com exclusividade à Gazeta do Povo sobre o negócio. Os executivos da TOTVS apostam no processo de digitalização do varejo – setor que reúne 54% das 5 milhões de empresas ativas no país –para lucrar nos próximos anos com a venda de soluções e serviços da companhia e, agora, da Bematech, principalmente para pequenos e médios empreendedores. Apesar de as duas já atuarem no varejo e em outros setores como um todo, cada uma possui segmentos de maior atuação: a empresa paranaense, por exemplo, é forte na área de cosméticos, transporte de passageiros, restaurantes e hóteis. A TOTVS, por sua vez, é mais presente em supermercados, lojas de vestuário e magazines e concessionárias de veículos, além de fornecer soluções para e-commerce.
Incorporação
O valor das ações da Bematech atribuído na aquisição foi de R$ 11. Apesar dos executivos de ambas as empresas terem destacado para os investidores o potencial crescimento com a oferta conjunta dos produtos e serviços das companhias, analistas do Credit Suisse avaliaram a aquisição como neutra para a TOTVS, citando que a Bematech reforçará a presença em alguns setores do varejo, mas deve trazer novos desafios devido a sua exposição a hardware, mudanças regulatórias e câmbio.
A TOTVS também quer aproveitar o amplo canal de distribuição da Bematech para fortalecer sua presença em território nacional – a empresa paranaense tem hoje cerca de 5 mil revendas em todo o país e atende cerca de 500 mil estabelecimentos comerciais no Brasil e no exterior.
“Se você acredita que mais de 2 milhões de empresas do varejo vão se digitalizar, capilaridade passa a ser algo extremamente importante. Já temos uma presença nacional e poderemos adicionar essa capilaridade (da Bematech) bastante forte. A nossa missão é de ser realmente a empresa que vai digitalizar, fidelizar, liderar e definir os padrões do varejo”, afirma o presidente da TOTVS, Rodrigo Kede.
Dados
O executivo também não esconde que a ampla base de clientes da Bematech reforça a intenção da TOTVS de trabalhar com soluções de big data em cima da base de dados das empresas atendidas. “Você tem acesso a uma base de dados de informação que vai te dar perfil de cliente, comportamento, onde está vendendo, o que se está vendendo no setor e como. E a chance de monetizar esses dados é muito grande”, explica Kede.
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