A Toyota informou sua rede concessionária que está preparando um plano para consertar os freios de milhares de unidades de seu popular modelo Prius, um híbrido movido a gasolina e eletricidade, nos Estados Unidos. Mais de 100 proprietários do Prius 2010 têm reclamado de que seus freios parecem falhar momentaneamente quando estão dirigindo em estradas acidentadas. O governo dos EUA diz que o problema pode ter sido o motivo de quatro batidas e dois incidentes menores.
Em uma mensagem enviada na noite de sexta-feira às concessionárias, o vice-presidente da Toyota, Bob Carter, disse que a companhia trabalha em um plano e que irá divulgar os detalhes no início da próxima semana. A consciência pública do problema "tem gerado considerável preocupação do cliente, especulação e atenção da mídia devido à significativa imagem do Prius", disse Carter no e-mail. "Queremos assegurar aos nossos concessionários que estamos agindo rapidamente para proporcionar uma solução para nossos clientes.
A Toyota atribuiu o problema a uma falha do software e disse que já consertou os veículos em produção. Contudo, a montadora japonesa ainda está decidindo como fazer os reparos em 270 mil unidades de Prius que foram vendidos nos EUA e no Japão desde o ano passado. A companhia pode anunciar um recall de segurança ou simplesmente pedir aos proprietários que tragam seus veículos para o reparo, desde que os freios não estejam falhando completamente.
O problema do Prius não está relacionado com o gigantesco recall envolvendo milhões de Toyotas com defeito no pedal do acelerador e no tapete, que podem provocar uma aceleração não intencionada do veículo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast