Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo

Trabalhadores da construção aprovam aumento e sindicato descarta greve

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba e Região (Sintracon) retirou o indicativo de greve da categoria nesta segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia na Praça 19 de Dezembro, na capital paranaense, com a participação de mil trabalhadores do setor.

A proposta apresentada pelos empresários, por meio do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), foi de um reajuste de 10,5% para os trabalhadores que recebem o piso das categorias e 9% para as remunerações mais altas. Além disso, os empregados do setor da construção civil passam a receber um vale compras de R$ 235, 14% a mais do que os antigos R$ 205 para auxílio alimentação.

De acordo com o presidente do sindicato que representa os trabalhadores da construção no Paraná, Domingos Oliveira Davide, o resultado da negociação foi recebido com unanimidade. "De certa forma essa proposta já era esperada, a categoria estava muito defasada, e pela competência dos profissionais que trabalham na área, nós precisávamos ter uma recuperação dos salários", relata.

A primeira proposta apresentada pelos empresários aos funcionários foi um aumento de 7,5%, no início de julho. Em assembleia, na ocasião os empregados aprovaram indicativo de greve para esta terça (17), mas, com a contraproposta, os sindicalistas afastaram a possibilidade de cruzarem os braços para reivindicar.

Segundo o vice-presidente de Política e Relações do Trabalho do Sinduscon Paraná, Armando Bosco, comparando com outros estados, o pedido dos trabalhadores estava um pouco acima da média. "É neste ponto que os empresários estavam se apegando, mas não está exagerado, por isso conseguimos chegar muito perto do que eles pediam", disse antes de saber que o indicativo de greve tinha sido retirado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.