A Uber perdeu mais de US$ 2,2 bilhões nos primeiros nove meses de 2016 apesar da alta nas receitas, revelaram documentos financeiros vazados na segunda-feira (19). Enquanto a companhia viu seu valor de mercado saltar para US$ 65 bilhões, a empresa perdeu outros US$ 800 milhões no terceiro trimestre e deve perder mais de US$ 3 bilhões este ano. O número não inclui perdas futuras com o fim da operação na China.
A Uber sofreu com o preço de guerra da rival Lyft nos Estados Unidos e também investiu pesado em planos de crescimento.
Como empresa privada, a Uber não divulga dados financeiros integrais, mas informações obtidas pela Bloomberg mostram que as grandes perdas vêm apesar da elevação das receitas para US$ 3,8 bilhões de janeiro a setembro, e deve superar US$ 5,5 bilhões no ano inteiro.
Mesmo nos Estados Unidos, principal mercado da Uber, a companhia perdeu US$ 100 milhões no segundo trimestre. A Lyft, principal concorrente no país, prometeu a investidores que manterá suas perdas abaixo de US$ 150 milhões por trimestre.
As reservas – tarifas totais pagas pelos passageiros – teriam aumentado US$ 5,4 bilhões no terceiro trimestre, mais do que os US$ 5 bilhões nos três meses anteriores e US$ 3,8 bilhões de janeiro a março. A Uber tira comissão dessas reservas.
Após o pagamento dos motoristas, a empresa teria alcançado receitas de US$ 1,7 bilhão nos três meses encerrados em setembro, mais do que o US$ 1,1 bilhão no trimestre anterior.
O grupo ampliou o gasto em novas tecnologias e outras iniciativas, como o serviços de carro autônomo e de entrega de comida.
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