Notas
Feira
A 5ª Edição da Brasil Game Show (BGS), hoje considerada a maior feira de games da América Latina, foi um sucesso. Segundo os organizadores, o evento, realizado em São Paulo, recebeu 100 mil visitantes entre os dias 11 e 14 de outubro. Número recorde. O público teve a acesso a pelo menos 20 jogos que ainda não foram lançados. A estimativa que é que tenham sido movimentados R$ 50 milhões em negócios entre as 150 empresas que estiveram presentes.
Sonic no Brasil
A Sega anunciou na semana passada a chegada ao Brasil da edição especial de Sonic & All-Stars Racing Transformed, jogo que coloca os mascotes liderados pelo porco espinho em uma disputa pela supremacia no mundo das corridas. Nesta edição, jogadores de todas as plataformas terão acesso ao conteúdo extra do jogo, incluindo Metal Sonic e seu veículo exclusivo e ainda um circuito especial inspirado pelo game OutRun. O jogo será lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U em novembro.
Nova rede
A NC Games & entertainment lançou na semana passada uma rede social exclusiva para os jogadores brasileiros. Segundo comunicado da distribuidora, o objetivo da NC Gamers (http://www.ncgames.com.br) é fomentar o tema videogames na internet, com a participação de formadores de opinião, jornalistas e gamers convidados nas discussões. Usuários comuns terão acesso a ferramentas exclusivas para qualificar os conteúdos mais relevantes publicados na rede. A expectativa da empresa é de reunir 30 mil pessoas já nos primeiros meses.
Se os homens correm atrás do dinheiro, as mulheres buscam os diamantes. Mario e Giana são exemplos. Mario? Sim, o Bros, aquele encanador bigodudo que busca o acúmulo de moedas entre um pulo e outro sobre tartarugas e cogumelos. Já Giana é uma desconhecida, mesmo estando no métier há 25 anos. A diferença básica entre os dois é o objeto do desejo e futuro que cada franquia que protagonizaram tomou.
O herói da Nintendo se tornou um ícone. A menina que precisa resgatar a irmã virou apenas um verbete usado em rodas de colecionadores. Giana Sisters: Twisted Dreams, lançado recentemente para computadores, tenta resgatar um pouco desta história de sucesso e fracasso.
O ano é de 1987, quando chegou ao mercado de computadores Amiga, Commodore 64 entre outros The Great Giana Sisters, uma cópia descarada de Super Mario Bros. Não havia qualquer dúvida. A primeira fase era idêntica. A produtora Rainbow Arts apenas tirou Mario do cenário e colocou uma menina loira no lugar. As moedas também foram trocadas por diamantes. O jogo fez relativo sucesso, o que levou os desenvolvedores a anunciar versões para outras plataformas. Aí o caso chegou ao ouvido da Nintendo, que ameaçou entrar na Justiça e acabar com a festa da pirataria. A Rainbow Arts recuou e retirou as cópias do mercado. As fitas cassetes (sim, elas existiram) que sobraram viraram objetos de colecionismo. Na semana passada uma cópia custava R$ 500 num site de leilões internacionais.
Eis que remanescentes do estúdio que não teve vergonha em homenagear de forma explícita o principal herói dos videogames resolveram voltar à labuta. Em junho deste ano, lançaram um novo projeto através do site Kickstarter, espécie de "vaquinha" virtual, com o objetivo de fazer um novo jogo para Giana e sua irmã. Mas agora, prometiam, seria um jogo original e em nada lembraria antigas fontes de inspiração. Superaram a meta de arrecadação e conseguiram amealhar quase R$ 400 mil entre os 6.149 doadores. Entre os incentivos, quem doasse R$ 20 mil ganharia um pacote contendo uma cópia original de 1987 para Atari-ST, a versão mais rara. Convenceram a comunidade e Twisted Dreams saiu do papel.
No novo jogo, que se mantém fiel ao estilo de ação de plataforma, Giana precisa resgatar a irmã raptada por um dragão vindo de um mundo dos sonhos recheado de diamantes. A protagonista tem um talento que a diferencia dos demais: consegue manipular o sonho fazendo o cenário mudar conforme sua vontade. Este é, aliás, uma das grandes sacadas da nova versão. Existem dois modos que o jogador pode alternar em tempo real. A "cute" Giana torna o mundo mais brilhante, colorido e com inimigos fofos. Já quando a "punk" Giana entra em cena, as luzes se apagam, as árvores definham e a paleta de cores fica mais sombria. É fundamental aprender a mudar entre os dois modos para prosseguir na aventura. A maior parte dos desafios distribuídos pelas 23 fases exige a alternância.
Twisted Dreams não contou apenas com a ajuda da comunidade para conseguir finalizar o projeto. Para conseguir distribuição, ou seja, estar na vitrine de uma grande loja, os desenvolvedores entraram na disputa entre muitos no Steam Greenlight, espaço dedicado da Valve aos novatos da indústria. De lá, Giana Sisters conquistou consumidores que votaram para que o jogo fosse vendido na loja principal, onde o dinheiro de verdade está.
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