O Unibanco e a seguradora AIG anunciaram na noite desta quarta-feira (26) o fim da associação que as empresas mantinham na área de seguros e previdência no Brasil.
Segundo comunicado das empresas, haverá uma troca das participações societárias detidas no Brasil. O Unibanco irá assumir o controle total da Unibanco Seguros, enquanto a AIG vai operar através da AIG Brasil Companhia de Seguros. As empresas não informaram o valor envolvido na decisão.
De acordo com o comunicado, "ambos os grupos continuarão a trabalhar conjuntamente em várias oportunidades de negócios, principalmente nos mercados de grandes riscos e resseguros.
Para os clientes
As empresas informamaram que nada muda para os clientes da Unibanco Seguros & Previdência, "companhia na qual permanecem todos os 1.600 colaboradores e toda a carteira de clientes". A companhia diz que seguirá atuando em todos os ramos de seguros, previdência e garantia estendida.
Havia rumores no mercado há várias semanas sobre qual seria o rumo que a AIG seguiria no Brasil, frente à forte crise enfrentada pela empresa - uma das maiores do mundo no ramo - nos EUA. O governo americano precisou socorrer a companhia para evitar sua falência.
"Essa alteração permite que ambos os acionistas busquem oportunidades adicionais enquanto continuam a explorar oportunidades em conjunto", diz no comunicado Jose Rudge, presidente da Unibanco Seguros.
"A AIG espera continuar sendo uma fornecedora competitiva de serviços e produtos de seguros, tanto no Brasil como na América Latina", completa Hamilton da Silva, presidente da AIG América Latina.
No último dia 3 de novembro, o Unibanco e o Itaú haviam anunciado sua fusão, para formar um conglomerado com valor de mercado entre os 20 maiores do mundo. O banco resultante da operação - que ainda precisa ser aprovada pelas assembléias de acionistas e pelos órgão reguladores - terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões.