Nos próximos quatro anos o Porto de Paranaguá precisará de uma série de investimentos, no valor de R$ 1,26 bilhão, caso queira melhorar o acesso de caminhões ao terminal e o escoamento de produtos aos navios. Veja a lista de obras e os valores estimados para cada uma das obras necessárias:
Ampliação do pátio de triagem
O pátio deve ganhar mais 250 mil metros quadrados e mil vagas. Com isso, o porto terá espaço para acomodar 2 mil caminhões no total. Investimento: R$ 55 milhões.
Aumento da capacidade dos silos
Está prevista a substituição de quatro armazéns de carga geral que existem hoje no cais do porto; juntos, eles têm capacidade estática de 54 mil toneladas. A obra de modernização prevê a construção, na mesma área, de dois armazéns graneleiros com capacidade de 195 mil toneladas e rendimento operacional de 2 mil toneladas por hora. Investimento: R$ 155 milhões.
Reestruturação do corredor de exportação
Será construído um sistema de píeres para a atracação de quatro navios maiores que os que atualmente embarcam no porto formando um "T" perpendicular ao atual cais. Com isso, o corredor de exportação passará a ter uma capacidade de embarque de 16 mil toneladas/hora e o porto ganhará três berços para a movimentação de outras cargas, já que os seis shiploaders (carregadores) existentes serão removidos. Além disso, está prevista a construção, a oeste, de mais um sistema de píeres para granéis. Ele terá a forma de "F" perpendicular ao atual cais, com capacidade para atracação de quatro navios. A modernização do corredor de exportação está em fase de projeto e a obra está prevista para estar concluída em 2013. O investimento totaliza R$ 570 milhões na reestruturação do complexo, que integra três berços de atracação, com seis shiploaders, com capacidade de movimentação de 9 mil toneladas por hora. Os nove armazéns públicos e privados compõem o complexo do corredor. Investimento: R$ 270 milhões para o corredor de exportação e R$ 300 milhões para o corredor de granéis a oeste.
Ampliação do cais de inflamáveis com dois berços
O cais de inflamáveis também será ampliado com um píer de 300 metros de comprimento, que abrigará dois berços de atracação, e será ligado ao atual cais por uma ponte de acesso de 250 metros. Investimento: R$ 303 milhões.
Novo berço e pátio para terminal de contêineres
O projeto de expansão também contempla a construção de um berço complementar na parte leste do cais para a movimentação de contêineres. Esta complementação será de 120 metros e contará com uma retroárea de 60 mil metros quadrados. Investimento: R$ 50 milhões.
Novo berço para navios para veículos e terminal para passageiros
A face leste do cais do Porto de Paranaguá ganhará mais um berço após o novo berço para navios de contêineres. Serão construídos 300 metros de cais para atracação compartilhada de navios de veículos e passageiros. Fora isso, a obra contempla uma retroárea de 30 mil metros quadrados para a construção de um receptivo para turistas. Investimento: R$ 67 milhões.
Revitalização dos acessos ao Porto de Paranaguá
Implantação de duas vias marginais à BR-277, com o objetivo de organizar o fluxo de tráfego portuário e urbano. Investimento: R$ 34 milhões.
Derrocagens submarinas
Derrocagens submarinas para a retirada de formações rochosas localizadas na transição do canal de acesso e a bacia de evolução do Porto de Paranaguá. Esta formação limita a profundidade do canal em aproximadamente 12 metros. Com a derrocagem, será possível ampliar a profundidade para 16 metros naquele trecho. Investimento: R$ 28 milhões.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast