A Usiminas venceu licitação da Transpetro entre 12 siderúrgicas para fornecer 13 mil toneladas de chapas de aço para construção de navios, elevando assim a sua participação no programa de modernização da frota da empresa de transportes da Petrobras.
No ano passado, devido aos altos preços no mercado interno, a estatal contratou aço da Ucrânia, China e Coreia do Sul, mas este ano espera comprar mais aço brasileiro. Além da Usiminas, apenas a Cosipa fornece chapa de aço para navios no Brasil.
"Nosso desejo é que todo o aço necessário à construção dos navios do Promef seja comprado no Brasil. E assim faremos, sempre que o preço for competitivo, ou seja, compatível com o praticado no mercado mundial", afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado, em um comunicado nesta segunda-feira.
O aço da Usiminas será utilizado pelo Estaleiro Ilha (Eisa), no Rio de Janeiro, que ganhou a encomenda de quatro navios petroleiros Panamax para o transporte de óleo cru e produtos escuros da Transpetro. Os dois primeiros serão lançados ao mar em 2012 e os demais estão previstos para 2013.
A encomenda eleva para 66 mil toneladas o volume de aço que será fornecido pela Usiminas ao Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), ou cerca de 40 por cento do total já adquirido.
Até agora o Promef já licitou 168 mil toneladas de chapas de aço de uma estimativa total de 680 mil toneladas para construção de 49 navios. A expectativa da empresa no ano passado era licitar uma média de 150 mil a 180 mil toneladas por ano até 2014.
O aço corresponde entre 20 a 30% do custo de um navio.
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