Clientes dos celulares da operadora Oi em Curitiba reclamam de não receber chamadas de telefones fixos nesta quarta-feira (29). O problema teria começado na terça-feira (28). O 0800 da operadora confirma a pane desde o meio-dia. A assessoria de imprensa da empresa disse que está apurando a informação e deve dar uma posição sobre o problema em breve.
Alguns usuários reclamam de pane geral. Schirlene Aparecida dos Santos, que trabalha com recursos humanos, disse estar com o celular dela inutilizado desde terça-feira para as funções que a Oi deveria prover - fazer, receber chamadas e enviar mensagens. "Utilizo o celular só para ouvir música e jogos [desde a pane]", reclamou. Ex-cliente da Brasil Telecom, que está em processo de fusão com a Oi, ela afirmou ter se arrependido de ter trocado para a operadora Oi, há dois meses.
A reportagem da Gazeta do Povo tentou ligar para seis celulares da Oi - inclusive de dois funcionários da própria operadora - e constatou que apenas ligações feitas de celular (mesmo os de outra operadora) para celular da Oi podiam ser concluídas. As originadas por telefones fixos não puderam ser concluídas. Uma atendente da Oi confirma receber reclamações há dois dias. "Oi. Este número não está ativo", diz uma gravação quando uma ligação dá errado.
A assessoria de imprensa da Oi informou que houve uma falha de software na manhã de terça-feira (28). O problema atingiu os usuários que estavam com o aparelho desligado no momento da falha. A operadora afirma que o erro foi corrigido no mesmo dia.
Mesmo assim, parte dos clientes continuou tendo dificuldades. "Neste caso, o cliente deve ligar/desligar seu aparelho celular para normalização do serviço. Caso tenha alguma dificuldade, o cliente pode ligar para a central de relacionamento Oi no telefone 105 3", orientou a operadora.