Bois e búfalos de 20 estados e do Distrito Federal podem ser imunizados a partir deste sábado (1º) contra a febre aftosa. Esta é a primeira etapa da campanha de vacinação contra a doença em 2010 e será realizada até o final do mês. Após a aplicação das doses, os produtores rurais devem comprovar a vacinação em agências de Defesa Agropecuária dos estados.
Deve ser vacinado todo o rebanho dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
No Espírito Santo, em Mato Grosso, no Paraná e em São Paulo, serão imunizados apenas os bovinos e búfalos de até 24 meses de idade. Em Mato Grosso do Sul, os produtores do Pantanal devem imunizar todo o rebanho e, na região do Planalto, apenas os animais com menos de 2 anos devem ser vacinados.
Em Rondônia, a campanha teve início no dia 15 de abril e termina em 15 de maio.
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam que o rebanho brasileiro é composto por 204 milhões de bovinos e pouco mais de 1 milhão de búfalos. A expectativa é vacinar 153,7 milhões de animais durante a primeira etapa. No ano passado, o pasta registrou cobertura vacinal média superior a 97% em todo o país.
A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória, no período estabelecido pelo calendário oficial, e fundamental para a prevenção da doença. A próxima etapa de imunização deve começar em novembro na maioria dos estados.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião