A Vale informou desconhecer informações do mercado de que estaria buscando uma aquisição bilionária, afirmou nesta quinta-feira o diretor financeiro da companhia.
Rumores de mercado indicam que a mineradora pode estar atrás de uma aquisição de 10 bilhões a 12 bilhões de dólares, de acordo com informações da IFR, publicadas nesta quinta-feira.
A produtora chilena de cobre Antofagasta, com sede no Reino Unido, é um nome que tem sido especulado, pois a Vale já havia demonstrado interesse na companhia, segundo a IFR.
"Desconheço", disse o diretor financeiro da Vale, Fábio Barbosa, ao ser questionado pela Reuters sobre o assunto, pouco antes do início de uma conferência de imprensa para comentar os resultados trimestrais da companhia.
"Nosso foco é o crescimento orgânico", acrescentou Barbosa.
Mais cedo, em teleconferência para analistas, a Vale afirmou que prevê uma recuperação dos mercados de metais ainda em 2009, após ter publicado uma queda acentuada no lucro líquido, no segundo trimestre.
Em meados deste mês, a Vale foi citada em reportagens na imprensa brasileira como possível interessada na produtora de fertilizantes Mosaic. Dias depois, a companhia afirmou não ter feito qualquer proposta para comprar empresas do setor.