A Vale assinou nesta domingo (3)contrato com o estaleiro chinês Rongsheng para a construção de 12 navios, no valor total de US$ 1,6 bilhão. Cada navio graneleiro, considerado o de maior porte entre os existentes atualmente, tem capacidade de carga para 400 mil toneladas. O investimento será adicional ao programa da empresa, de US$ 59 bilhões para o período entre 2008 e 2011

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A encomenda faz parte da estratégia da Vale de criar um diferencial logístico para reduzir os elevados custos de frete no transporte de seu minério para a China e enfrentar a concorrência de mineradoras mais próximas do mercado asiático. Hoje, a China responde por 17% das exportações da companhia.

Segundo nota divulgada pela Vale, a idéia é maximizar a eficiência de suas operações, promovendo a economia de escala. "Estas iniciativas incluem a utilização de trens mais longos em nossas ferrovias - com 330 vagões e locomotivas mais eficientes - e a criação de um serviço de frete marítimo dedicado entre Brasil e Ásia - região que contribuirá com a maior parte do crescimento da demanda global de minério de ferro", diz a nota.

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O primeiro dos 12 navios tem entrega prevista para o início de 2011, sendo o restante entregue até o final de 2012. Considerando os contratos celebrados e anunciados pela Vale em maio de 2007 - envolvendo o afretamento de quatro novos navios de 300 toneladas e a conversão de um navio petroleiro de 290 mil toneladas - a linha de transporte destinada à rota Brasil-Ásia terá 18 grandes navios graneleiros (VLOC - very large ore carriers), com capacidade total de 7,1 milhões de toneladas adicionais aos atuais três navios do tipo capesize.

A frota terá uma capacidade estimada de transportar 30,2 milhões toneladas métricas de minério de ferro por ano do Brasil para Ásia, correspondendo a 31% dos embarques para a China em 2007.

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