A Vale quer começar as negociações de preços de minério de ferro para a temporada 2010/11 até o final de novembro, disse nesta terça-feira (17) um executivo da companhia.

CARREGANDO :)

O diretor global do negócio de minério de ferro, Renato Neves, fez a declaração a jornalistas no intervalo de uma conferência de aço, em Londres, mas não deu outros detalhes sobre o assunto.

Ele afirmou ainda que a companhia deve continuar operando com capacidade quase plena em 2010, uma vez que a empresa considera que o mercado de minério de ferro estará mais apertado no ano que vem.

Publicidade

"Depois de uma pausa em 2009, o mercado deve voltar a ficar em uma situação muito apertada em 2010", declarou.

"Em 2010, a demanda fora da China deverá ocupar uma porção substancial da capacidade atualmente dedicada à China...", completou.

Navios

Ele também destacou que a companhia está construindo 16 navios com capacidade de 400 mil toneladas cada para transportar minério de ferro entre o Brasil e a Ásia.

"O primeiro vai passar a operar no próximo ano. Vamos usar esses navios para reduzir os nossos custos com transporte", disse.

Publicidade

Questionado se essa redução poderia interferir nas negociações do preço do minério, Neves disse: "Se você pode levar o minério de ferro a preços mais competitivos para a Ásia, todo mundo vai gostar".

A Vale colocou no último ano 1,6 bilhão de dólares em uma encomenda de uma dezena de navios transportadores de minério.

Analistas na conferência afirmaram que cada navio poderia transportar 3 milhões de toneladas de minério de ferro todo ano entre a Ásia e o Brasil, elevando a capacidade total de transporte em 48 milhões de toneladas, mais da metade dos embarques da Vale para a China em 2008, que atingiram 85,2 milhões de toneladas.

"Nossa estratégia é vender mais para a Ásia, não apenas para a China, mas também para a Coreia, toda a Ásia."

Publicidade