A alta de 10,6% nas vendas do varejo no primeiro semestre de 2008 representou o maior aumento semestral apurado pelo IBGE desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001.
O IBGE divulgou também uma revisão nos dados da série com ajuste sazonal, sendo que a variação das vendas do varejo em maio ante abril passou de 0,6% para 1%.
As vendas do comércio varejista subiram 1,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quinta-feira (14) o IBGE. Na comparação com junho do ano passado, as vendas aumentaram 8,2%. Com o resultado, no primeiro semestre deste ano, as vendas do varejo cresceram 10,6% ante igual período do ano passado. No período acumulado dos últimos 12 meses até junho, a alta é de 10,1%.
Tendência
O índice de média móvel trimestral do comércio varejista registrou aumento de 0,9% no trimestre encerrado em junho, ante o terminado em maio, segundo o IBGE.
Para o instituto, a tendência de crescimento prossegue, mas o índice de junho foi inferior ao apurado em maio, quando chegou a 1,12%.