Em nota, a Varig informou que a suspensão temporária imposta à empresa pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) não tem impedido que bilhetes de seus passageiros sejam aceitos pelas demais companhias aéreas filiadas à Star Alliance.
A pedido da Varig, diz a nota, os passageiros continuam sendo embarcados no exterior pelas 18 empresas que participam da associação, desde que haja lugares em seus vôos.
Já em relação às mais de 200 companhias estrangeiras filiadas da Iata, a Varig informa no comunicado que apenas 11 disseram que não aceitariam o embarque de portadores de bilhetes da Varig, entre elas a Viateca da Guatemala, Continental e Delta dos EUA, Alitalia, da Itália, e Jal, do Japão.
A Varig também afirma que, por exigência da Iata, ainda mantém um seguro-depósito no valor de US$ 24 milhões na Clearing House, que é uma câmara de compensação onde as empresas aéreas fazem encontro de contas por compensação de bilhetes.
Quanto ao número de vôos cancelados, a informação da Varig é que nesta sexta-feira a empresa realizou 121 vôos e cancelou oito, dois deles por condições climáticas adversas. A empresa acrescentou ainda que para atender seus passageiros nos Estados Unidos, voltou a voar para Nova York em freqüências e dias alternados com a rota para Miami.
Interatividade
Você já enfrentou algum problema com os vôos ou bilhetes da Varig? Conte-nos sua história
Suspeita em convênio aumenta a pressão por fiscalização dos gastos de Itaipu
Congressistas dos EUA pedem sanções contra Moraes e anunciam visita ao Brasil; assista ao Sem Rodeios
Brasil escanteia moeda dos Brics após ameaças de Trump, mas estuda outras formas de desdolarização
Eduardo Bolsonaro e Derrite despontam como favoritos da direita para o Senado em 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast