A compra de pescados exige atenção e alguns cuidados por parte do consumidor. Confira algumas dicas do Procon-PR para não errar na hora da escolha:
- Pesquise os preços dos tipos de pescado disponíveis no mercado. Além disso, fique de olho na qualidade, higiene e forma de armazenagem dos produtos.
- Observe se o pescado escolhido tem os olhos brilhantes, guelras úmidas e vermelhas, odor característico e suave, textura firme e escamas bem presas ao corpo.
- Fique atento as condições do local de venda. No supermercado, os peixes devem estar em balcão frigorífico. Na feira, devem ser conservados em gelo picado, expostos em balcão de inox e protegidos de insetos e do sol. O feirante deve usar luvas descartáveis.
- Peixes congelados devem ser conservados em temperatura inferior a -18°C. Já os resfriados devem ser mantidos em temperatura abaixo de zero. A presença de gelo e muita água é um indicativo de temperatura desreguladas, que podem comprometer a qualidade do produto.
- Observe se os peixes vendidos em embalagens possuem no rótulo, o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que indica a temperatura ideal, a data de acondicionamento e o prazo de validade.
- Na compra de bacalhau, observe se o produto está bem armazenado e se não há manchas escuras e avermelhadas que indicam mofo e odor desagradável.
- No caso de bacalhau vendido em embalagens, deve constar no rótulo a denominação de venda, prazo de validade, país de origem e o selo de inspeção federal.
- Na hora da compra, exija sempre a nota fiscal do produto, pois ela é necessária para possíveis trocas e reclamações sobre o produto.