A General Motors registrou uma queda de 41 por cento nas vendas totais nos Estados Unidos em novembro e afirmou que as incertezas econômicas estão afetando a confiança do consumidor.
O resultado das vendas, informado nesta terça-feira, chega no momento em que a montadora está pronta para submeter um extenso plano de reestruturação ao Congresso norte-americano para obter apoio a um pacote de resgate de 25 bilhões de dólares para a indústria automotiva.
A GM vendeu 154.877 veículos no mercado norte-americano em novembro, em comparação com 263.654 um ano antes.
A companhia informou que está ampliando as vendas em promoção, com preço de veículos mais baixos até 5 de janeiro.
A GM espera que a produção do primeiro trimestre de 2009 na América do Norte seja 32 por cento mais baixa que um ano antes, com base em um plano de fabricar 600 mil veículos e caminhões no período.
"O consumidor está assustado... Nós precisamos de estímulo econômico apropriado para trazer o consumidor de volta ao jogo", disse o gerende de vendas da GM nos Estados Unidos, Mark LaNeve, em um comunidado.
A GM estima que a venda de veículos em toda a indústria norte-americana tenha caído 34 por cento em novembro, dando sequência ao declínio que se acelerou com a turbulência no mercado financeiro.