As vendas da indústria de materiais de construção aumentaram 9,2% em janeiro em comparação com dezembro. Ante o mesmo mês do ano anterior, houve elevação menor (1,5%). Já no acumulando nos últimos doze meses, a elevação foi 2,7%. Os dados, divulgados hoje (25), são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
"O crescimento de vendas em janeiro em relação a dezembro, mês em que houve uma queda acentuada nas vendas da indústria, se deu em função da base bastante baixa" diz o presidente da Abramat, Walter Cover.
Segundo ele, a alta das vendas está relacionada também à ausência de chuvas, condição que favorece a execução das obras, e aos empreendimentos de infraestrutura relacionados à Copa, principalmente os aeroportos.
Segundo a Abramat, as vendas devem fechar o ano de 2014 com crescimento de 4,5%. "O resultado vai depender da manutenção dos atuais estímulos do governo ao consumo das famílias, como crédito, emprego e renda, de um maior dinamismo na execução de obras do segmento imobiliário e dos empreendimentos de infraestrutura, particularmente portos e aeroportos".
De acordo com o levantamento, os empregos na indústria de construção tiveram, em janeiro, um crescimento de 7,7% em relação a dezembro de 2013. Já em comparação a janeiro do ano passado, houve aumento de 8,2%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast