Faltando um dia para o fechamento do mês, maio apresenta um aumento de 4,6% nas vendas de veículos na comparação com abril, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) antecipados pela Agência Estado. Foram negociadas até a quarta-feira (30) 256.232 unidades, 11.379 a mais do que no mês anterior, que teve um dia útil a menos. Os dados incluem negócios realizados após o pacote de medidas do governo para estimular o crédito e o setor automotivo, anunciado dia 21.
O desempenho de maio, no entanto, ainda está abaixo dos 265.128 veículos vendidos em março, em uma comparação com o mesmo número de dias úteis. Com as vendas desta quinta-feira ainda não contabilizadas, a tendência é de que maio também ultrapasse março em volume de vendas, se mantida a média diária de emplacamentos de 12.202 veículos. No acumulado do ano, foram vendidas 1.273.844 unidades, queda de 4,3% ante o mesmo período de 2011.
A Fiat liderou as vendas em maio com 55.815 veículos, ante 53.524 em abril - alta de 4,3%. A General Motors (GM) vendeu 53.236 veículos, marca 28,7% superior ao desempenho verificado em abril. A Volkswagen e a Ford apresentaram declínio. A montadora alemã vendeu 49.527 veículos em maio, queda de 2,8%, e a empresa norte-americana fechou 22.381 negócios no mês, recuo de 7,1%.
Ao todo, das 30 marcas analisadas pela Fenabrave, 13 apresentaram alta nas vendas em maio na comparação com o mês anterior. A maior variação positiva ficou com a japonesa Toyota, com 7.727 veículos vendidos em maio ante 5.511 no mês anterior - alta de 40,2%. O maior recuo nesta mesma base de comparação foi registrado pela marca Dodge (39,4%), que vendeu 283 veículos em maio ante 467 em abril. (
- Caixa reduz juro para compra de veículos novos e usados
- Mantega: PIB cresceu de 0,3% a 0,5% no 1º tri
- Automóveis: com prestações menores, financeiras preveem queda na inadimplência
- Crédito para compra de veículo recuou 0,3% em abril
- Crédito para compra de veículo tem inadimplência recorde
- Diferença no IPI dá para equipar o carro
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast