Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IBGE

Vendas do comércio do Paraná crescem 1,6% em julho

O comércio do Paraná cresceu 1,6% em julho, ante junho, e teve resultado inferior à média nacional, que avançou 1,9% nessa comparação. Os dados, que integram a Pesquisa Mensal do Comércio, colocam o estado na 9ª colocação entre os 27 locais pesquisados e foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Na comparação entre julho deste ano e o mesmo mês do ano passado, o aumento nas vendas no estado foi de em 8,8%, ficando acima da média nacional, de 6%. Nessa comparação, o resultado do Paraná aponta uma aceleração, depois de os índices terem ficado na casa dos 4,4%, em maio, e na dos 5%, em junho.

O setor de eletrodomésticos (25,3%) puxou a alta em julho, seguido por livros jornais e revistas (22,6%). Foram destaques ainda combustíveis e lubrificantes (12,7%), artigos de uso pessoal (15,5%) e móveis (11,1%). Apenas o setor de equipamentos e materiais para escritório (-3,17%) teve encolhimento nas vendas.

No acumulado do ano, no qual a média do Paraná é 4,4%, a divisão móveis (-10,6%) ocupa papel inverso na tabela, com o pior desempenho. Equipamentos e materiais para escritório (-2,42%) também teve queda nessa comparação. As altas são constatadas nos segmentos de outros artigos de uso pessoal (10,1%), artigos farmacêuticos (9,5%) e livros, jornais e revistas (5,3%).

Móveis (-8,5%) é o único setor em queda no recorte do comércio nos últimos 12 meses. Neste quesito, a média do comércio do Paraná cresceu 5,4%. Os melhores resultados no período de um ano contado em retrospectiva partir de julho ficam com artigos farmacêutico (12,4%), combustíveis e lubrificantes (11,2%) e eletrodomésticos (5,4%).

Comércio nominal e ampliado

No índice nominal, o comércio do Paraná teve crescimento de 17% em julho, comparado ao mesmo mês do ano anterior. O índice acumula alta de 13,4% desde janeiro. Já na comparação dos últimos 12 meses com o mesmo período imediatamente anterior, o crescimento está em 12,7%.

Já o comércio ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, fechou em 7% em julho, em relação ao mesmo mês de 2012. O resultado voltou a subir após ficar estagnado em maio, quando registrou índice de 0%. No acumulado do ano, o varejo ampliado tem alta de 6,9% e nos últimos 12 meses registra variação de 6,8%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.