As vendas do comércio varejista subiram 1,60% em março na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2009, as vendas registraram aumento de 15,70%. No primeiro trimestre, as vendas do varejo acumularam expansão de 12,80% na comparação com igual período do ano passado. Em 12 meses, as vendas registram crescimento de 8%.
O aumento de 15,70% apurado nas vendas do varejo em março ante igual mês do ano anterior representou a maior alta para meses de março registrada pelo IBGE desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001. Nessa comparação, todas as atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque, em termos de magnitude da taxa, para equipamentos de informática e comunicação (35,4%). Ante o mês anterior, as atividades de hiper supermercados, produtos alimentícios (-0,8%), móveis e eletrodomésticos (-0,1%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,2%) registraram queda em março.
Média móvel e revisão
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou aumento de 2,15% no trimestre encerrado em março ante o terminado em fevereiro, segundo o IBGE. O resultado mostra uma aceleração em relação aos índices apurados em fevereiro (1,42%) e janeiro (1,21%).
O IBGE também revisou hoje para cima, com a introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, alguns resultados de vendas ante o mês anterior. O dado de fevereiro ante janeiro passou de alta de 1,6% para avanço de 1,8%, enquanto a variação de janeiro ante dezembro passou de ganho de 3,0% para alta de 3,1%.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast