As vendas mundiais de computadores cresceram mais de 20% no segundo trimestre impulsionadas pela forte demanda corporativa e do mercado europeu, mostram dados divulgados na quarta-feira pela empresa de pesquisas IDC.
Os embarques no período entre abril e maio saltaram 22,4%, segundo a IDC. A empresa de pesquisa Gartner divulgou previamente que o aumento foi de 20,7% no mesmo intervalo.
A demanda por computadores pessoais superou as estimativas, segundo a IDC, conforme as companhias buscaram substituir equipamentos antigos.
Além disso, na Europa, as vendas foram favorecidas pelo cenário saudável tanto corporativo quanto do varejo. O resultado das vendas nos Estados Unidos --onde os embarques subiram 12,6% -- e na região Ásia Pacífico ficaram um pouco abaixo das expectativas.
"O mercado de PCs permanece robusto, e em uma fase de recuperação, apesar dos desafios de uma maior recuperação da economia, como a desaceleração da criação de empregos e uma perspectiva mais conservadora para Europa e Ásia", afirmou o analista da IDC Jay Chou, em nota.
A Gartner, por sua vez, informou que as vendas de computadores portáteis de baixo custo diminuíram de forma significativa em meio à concorrência com o iPad, da Apple.
"O aumento da popularidade do iPad temporariamente canibalizou as vendas de mini-notebooks e notebooks aos consumidores", afirmou Mikako Kitagawa, analista da Gartner, em nota à imprensa. "Ainda não é certo se essa canibalização irá continuar com o atual nível de preços dos computadores tablet".
A Hewlett-Packard permaneceu na primeira posição mundial em vendas de computadores, mas sua participação de mercado recuou em 1,6%, a 18,1%, segundo a IDC.
Os embarques da Dell aumentaram em 19,1% e a companhia retornou à segunda colocação no ranking global, superando a Acer, embora ambas tenham perdido participação de mercado.
Por outro lado, Lenovo, Toshiba e Asustek apresentaram forte crescimento no trimestre e recuperaram participação.
Os embarques da Lenovo avançaram 47,3%, os da Toshiba, 26,2%, e os da Asus, 83,6%.
Embora a Apple não integre o ranking das cinco maiores empresas no mundo no setor, ocupa a quarta posição em vendas nos Estados Unidos.
Segundo a IDC, os embarques da Apple nos Estados Unidos cresceram 15,4%, enquanto sua fatia de mercado aumentou a 8,8%.
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