O comércio teve o pior Dia das Crianças em seis anos, informou nesta terça-feira (13) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo dados das duas instituições, as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças, entre os dias 5 e 11 de outubro, em relação ao mesmo período do ano passado.
É o segundo resultado negativo consecutivo: em 2014, o volume de vendas caiu 1,50%. Nos anos anteriores, foram positivos: 3,15% em 2013, 4,83% em 2012, 5,91% em 2011 e 8,5% em 2010. Assim, em dois anos, a queda acumulada é de 10,32%.
Segundo o CNDL, o Dia das Crianças funciona como uma espécie de termômetro para as vendas de Natal. Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais também registram queda neste ano.
Orçamento
Segundo o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, o “com o acesso ao crédito mais difícil, os juros elevados e a inflação mais alta, o poder de compras do brasileiro fica cada vez mais limitado”.
“Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista”, diz Pinheiro.
O cálculo de vendas a prazo foi baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional, entre os dias 5 e 11 de outubro deste ano.