As vendas no varejo brasileiro caíram em fevereiro na comparação mensal, após nove crescimentos seguidos. A queda foi de 0,4 por cento em fevereiro sobre janeiro.
Em relação a igual mês do ano anterior, no entanto, houve forte expansão, de 8,2 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Analistas ouvidos pela Reuters previam estabilidade mês a mês - com faixa de queda de 0,5 por cento a alta de 2,8 por cento - e elevação anual de 8,8 por cento.
Em fevereiro sobre janeiro, apenas três dos 10 setores pesquisados tiveram aumento das vendas: Tecidos, vestuário e calçados, Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Combustíveis e lubrificantes. As maiores quedas foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3 por cento) e Veículos e motos, partes e peças (-1,1 por cento).
Na comparação anual, todos os setores registraram crescimento, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (20,5 por cento) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3 por cento).
O IBGE acrescentou que a receita nominal do comércio ficou estável em fevereiro sobre janeiro e cresceu 13 por cento ano a ano.