As vendas reais nos supermercados recuaram 0,49% em abril em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo divulgou nesta quarta-feira (26) a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com março, as vendas caíram 3,83%, enquanto no acumulado dos quatro primeiros meses de 2010 houve expansão de 6,18% ante igual período de 2009. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo a Abras, a queda das vendas em abril ante março ocorreu em razão do efeito sazonal, já que março tem um dia a mais que abril, e contou também com maior impacto das vendas da Páscoa. Este feriado aconteceu no início de abril, e, com isso, as vendas se concentraram no final do mês anterior.
Sobre o desempenho anual, a entidade espera manter ao longo do ano um patamar de crescimento de vendas de 8%, puxado pela recuperação da economia e também por conta da Copa do Mundo, que deve elevar a comercialização de televisores, bebidas e alimentos.
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo, medido pela Abras e GfK, registrou uma alta 1,76% em abril ante março, para R$ 279,32. Já em relação a abril de 2009, o aumento foi de 7,94%. Os produtos que registraram as maiores altas em abril ante março foram batata (32,44%), feijão (20,19%) e cebola (7,41%). As maiores quedas ficaram com desinfetante (-3,65%), sabão em pó (-3,27%) e tomate (-3,24%).
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