O Viber começou a disponibilizar nesta terça-feira (18) a ferramenta Grupos Abertos, funcionalidade que traz grupos de mensagem públicos para o aplicativo.
A princípio, o recurso chega apenas para Android e iOS. Até dezembro, deve sair para outros sistemas e para as versões do Viber no computador.
A ideia é que canais de televisão, jornais, personalidades e outros tipos de marca entrem no serviço, que já conta com parcerias como a rádio Mix FM, o canal de TV Esporte Interativo, o blog de humor Não Salvo e a artista Anitta.
"O lançamento dos Grupos Abertos permite que as pessoas interajam de uma maneira nova, acompanhando conversas ao vivo e ficando atualizadas com conteúdo exclusivo dos assuntos que lhes interessam mais", disse Talmon Marco, presidente-executivo da companhia, por meio de um comunicado.
Como funciona
Cada sala de bate-papo terá dois tipos de participantes: os membros, que conversam e interagem com outros convidados, e os seguidores, que têm acesso a todo o conteúdo trocado pelos membros - mas só podem conversar com outros seguidores.
"Nas redes sociais, por mais que as marcas busquem interatividade, a relação com o usuário ainda é muito institucional", disse Luiz Felipe Barros, diretor do Viber no Brasil, em entrevista à Folha de S.Paulo em agosto, quando a novidade foi anunciada. "Nós queremos trazer o conteúdo dessas páginas respeitando a dinâmica de diálogo mais humano dos apps de mensagem", completou.
Apesar da usabilidade por grandes marcas, os grupos poderão ser criados por qualquer usuário. O número máximo de membros por grupo é de 100, mas a quantidade de seguidores é ilimitada.
O aplicativo tem compatibilidade com Android, iOS e Windows Phone, além de versões para PC e Mac.
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