A operadora Vivo, única grande tele que não foi suspensa no ano passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apresenta o pior serviço de dados no Estado de São Paulo e na capital paulista, segundo levantamento da agência reguladora.
Índices revelados pela Anatel mostram que, na média, nenhuma das grandes empresas de telefonia móvel conseguiu alcançar a meta mínima de qualidade exigida para este serviço no Estado, considerando a oferta de janeiro a abril deste ano.
Na capital paulista, o quadro se repete. Ao tirar a média para atendimento dos primeiros quatro meses de 2013, todas as empresas ficam abaixo do nível mínimo de qualidade, sendo que a Vivo lidera o ranking com o pior resultado.
Para chegar a esses dados, a Anatel traçou como meta para uma qualidade satisfatória quando o número de conexões realizadas representa 98% das tentativas para acesso à internet. A qualidade é melhor a medida que esse número se aproxima de 100%.
Nos primeiros quatro meses do ano, no Estado de São Paulo, a Vivo atingiu 91,91% desse índice. Em segundo lugar está a operadora Claro, com 93,57%; seguida pela CTBC, 95,63%; TIM, com 95,78% e a Oi, com 97,64%. Todas, portanto, abaixo da linha de corte.
Na capital paulista, a Vivo se destaca com índice médio mais distante da meta, 91,69%; a TIM aparece em segundo lugar, com 93,27%; seguida pela Oi, com 97,17% e a Claro, com 97,7%.
Outro lado
Em resposta à reportagem, a Vivo informou que cumpre as metas de qualidade, uma vez que considerada uma margem de 5% para os indicadores.
"A operadora apresentou resultados positivos para chamadas de voz e também para a conexão de dados 3G", diz em nota. A Claro também assegurou que atendeu plenamente as metas definidas pela agência reguladora, apesar dos dados não baterem com os dados divulgados pela Anatel.
Também em nota, a Oi disse que apresentou avanços importantes nos indicadores e que a empresa prevê investir mais R$ 6 bilhões este ano, inclusive com projetos para elevar os níveis da qualidade do serviço.
Já a TIM respondeu que está "realizando uma profunda análise dos dados divulgados pela Anatel" e que essas informações "contribuem para o seu processo contínuo de crescimento e aprimoramento dos serviços".
Suspensão
No ano passado a Anatel suspendeu, por 11 dias, a comercialização de novos chips por três das maiores empresas de telecomunicações do país -Tim, Claro e Oi.
A medida, segundo a reguladora, foi tomada com base nas metas de qualidade e no número de reclamações dos clientes.
As empresas então, tiveram de apresentar para a Anatel planos para melhoria de seus serviços e de aumento na quantidade de investimentos.
Mesmo as que não foram suspensas, como Vivo e CTBC, tiveram de apresentar os relatórios estratégicos.
A partir da suspensão, a Anatel passou a medir com mais rigor e a divulgar os indicadores de qualidade para acompanhamento público.
Nenhuma nova punição foi aplicada às empresas que seguem fora dos limites de qualidade.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião