A Volkswagen Caminhões vai conceder novas férias coletivas a 3,5 mil funcionários, comunicou nesta segunda-feira (26) a empresa. Eles já haviam parado temporariamente a produção do dia 17 de dezembro até 12 de janeiro. Desta vez, o período de paralisação vai do dia 23 de fevereiro a 5 de março. A montadora informou que também vai conceder folgas, com compensação posterior, de 20 de fevereiro a 6 de março para funcionários ligados diretamente à produção.
De acordo com a montadora, sediada em Resende, na Região Sul do Estado do Rio, a medida foi tomada mais uma vez para ajustar a capacidade produtiva à queda de demanda, gerada pela crise financeira mundial.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Bartolomeu Citelli da Silva, conta que a Volkswagen Caminhões também negocia a suspensão do contrato de trabalho de cerca de 500 funcionários. Segundo o sindicalista, são empregados que estão com o contrato com vencimento no dia 4 de fevereiro. A Volkswagen Caminhões informou que essa medida está em negociação com o sindicato. Portanto, não poderia estimar números.