Passado o exercício de opções, alguns investidores saíram às compras na bolsa paulista, que voltou a subir após cinco sessões no vermelho.
Alavancado sobretudo pelas ações de empresas ligadas a commodities, o Ibovespa cresceu 2,26 por cento, para 67.417 pontos, com a maior alta diária desde 9 de novembro. O giro financeiro do pregão somou 5,58 bilhões de reais.
"A Bovespa estava passando por uma correção que atingiu a maioria dos mercados emergentes; hoje o pessoal voltou às compras", disse Fernando Barbará, diretor de renda variável da Capital Investimentos.
Os grandes destaques do dia foram as ações de companhias de matérias-primas, justamente as que vinham tendo performance mais fraca. Livres da disputa entre comprados e vendidos pelo exercício de opções, ocorrido na véspera, as blue chips Vale e Petrobras subiram, dando fôlego ao índice.
Na esteira do mercado de petróleo, cujo barril subiu acima dos 74 dólares, a ação preferencial da Petrobras subiu 3,24 por cento, para 36,34 reais. Pouco atrás, a preferencial da Vale ganhou 2,8 por cento, cotada a 42,06 reais.
A líder de alta do Ibovespa foi Fibria, com um salto de 7,2 por cento, saindo a 39,34 reais. Nesta terça-feira (22) acontece a assembleia de acionistas da Aracruz que pode aprovar a incorporação pela Fibria, ex-VCP.
Outro destaque de ganhos foi Braskem, esta prestes a ter o processo de fusão com a Quattor aprovado, com valorização de 5,5 por cento, a 14,72 reais.
Os dados desencontrados dos EUA não tiraram o apetite dos investidores por ações, disse Barbará, e os principais índices de Wall Street seguiram apontando para cima.
Embora a última leitura do PIB norte-americano do terceiro trimestre, com crescimento de 2,2 por cento, tenha vindo abaixo da projeção de analistas, de 2,8 por cento, o que predominou foi o dado mostrando que as vendas de moradias no país subiram 7,4 por cento em novembro, muito mais do que os 2,9 por cento esperados pelo mercado.
Com o repique desta terça-feira, o Ibovespa voltou ao azul no acumulado em dezembro, retomando a valorização de quase 80 por cento em 2009.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
“Vozes do 8 de Janeiro”: projeto de vídeos relata histórias dos presos do 8/1
Morre Jean-Marie Le Pen, líder influente da direita nacionalista na França
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast