Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
impostos

Wal-Mart usa paraísos fiscais para reduzir tributação, diz relatório nos EUA

Grupo de defesa da reforma tributária nos EUA identificou subsidiárias do Wal-Mart em paraísos fiscais. | Rick Wilking
Grupo de defesa da reforma tributária nos EUA identificou subsidiárias do Wal-Mart em paraísos fiscais. (Foto: Rick Wilking)

O Wal-Mart Stores construiu uma rede de 78 subsidiárias e divisões em 15 paraísos fiscais para minimizar impostos sobre suas operações fora dos Estados Unidos, informou um relatório do grupo norte-americano de defesa da reforma tributária Tax Fairness.

O Wal-Mart detém ao menos US$ 76 bilhões em ativos por meio de companhias domiciliadas em Luxemburgo e Holanda, disse o relatório. A maior varejista do mundo não lista essas subsidiárias em seus relatórios anuais enviados à Securities and Exchange Commission dos EUA.

Subsidiárias em paraísos fiscais detêm ao menos 25 das 27 operações estrangeiras do Wal-Mart, em países como Reino Unido, China e Japão, disse o relatório.

O Wal-Mart tem 22 companhias que operam como veículos da empresa em Luxemburgo, onde não possui uma única loja, e paga menos de 1% de impostos no país, com lucros de US$ 1,3 bilhão de 2010 a 2013, disse o relatório.

O Wal-Mart não estava imediatamente disponível para comentários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.