Os tradicionais cursinhos pré-vestibulares de Curitiba também oferecem programas de bolsas de estudo para alunos de baixa renda. No Expoente existe o Projeto Igualdade. Os participantes ganham abatimento de até 70%. Em 2005, foram disponibilizadas 30 vagas para o ensino médio.
A estudante Vanessa de Fátima Paduano, 18 anos, aluna do terceirão do Expoente, encontrou outra alternativa. Depois de problemas financeiros na família, ela decidiu tentar a monitoria. Após preencher todos os requisitos socioeducacionais, conseguiu uma vaga na biblioteca do colégio. No período da manhã, trabalha e à tarde assiste às aulas.
Ter de abandonar os amigos e a escola que freqüenta desde a 5.a série não estavam em seus planos. "Nunca pensei em desistir. Se quiser ajudar meu pai a ter melhores condições um dia tenho que continuar estudando", argumenta a jovem.
No curso Dom Bosco, além das bolsas de monitoria existe um projeto chamado Arquimedes, que beneficia cerca de 800 alunos, a partir da 6.a série até o ensino médio. Para o professor e diretor do curso, Ari Herculano de Souza, é importante ter esse compromisso social. "Não cobramos dos bolsistas desempenho de nota ou freqüência. Nada indica que um aluno com um desempenho escolar fraco não possa ser um bom profissional no futuro", avalia.
Afrodescendentes
Akeko Dudu é o nome do projeto voltado para alunos negros do Positivo. Em parceria com o Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (Ipad), o colégio abriu 30 vagas para alunos oriundos de escolas públicas. O objetivo é prepará-los para ingressar na universidade pública. A idealizadora do projeto e presidente do Ipad, Marcilene Garcia Souza, lembra que 98% dos estudantes universitários são brancos. "Apostamos na aprovação de cada um dos 30 alunos", comenta a cientista-social.
Solidário
A ONG Formação Solidária aproveita o espaço físico da unidade Boa Vista do colégio Expoente para ministrar aulas do Cursinho Solidário. A iniciativa existe desde 2001 e é voltada para alunos carentes. Todos os professores são voluntários. O material didático é fornecido pelo Expoente.
Deixe sua opinião