A Universidade de São Paulo (USP) figura entre as 150 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking internacional elaborado pela Shanghai Jiao Tong University. Ao todo, seis universidades brasileiras foram incluídas na lista das mais bem conceituadas universidades.
De acordo com a tabela divulgada pelo ranking chinês, a USP se encontra entre as 101 e 151 posições da lista - não há divulgação exata do rendimento da universidade. Mas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP estimou que a instituição tenha passado do 128º lugar para o 121º, de 2007 para 2008.
Segundo a assessoria de imprensa da USP, pelas estimativas, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) aparece na 164ª posição, a Universidade de Buenos Aires (UBA) em 175º lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 286º.
De acordo com o ranking, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou cotada entre as 201 e 301 melhores instituições do mundo. Em seguida aparecem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 301 e 403 melhores.
Também figuram nas top 500 a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na última centena das instituições elencadas. A federal do Rio Grande do Sul era a única que não fazia parte da lista no ano passado.
Na mesma avaliação, a USP ainda figura entre as universidades top 100 na área de medicina clínica e farmácia, no qual foi classificada na 90ª posição.
Os Estados Unidos são os campeões do ranking, ocupando a primeira posição, com a Universidade de Harvard, Stanford e Berkeley. Em quarto lugar aparece a primeira instituição européia: a britânica Cambridge.
Metodologia
O ranking da Shanghai Jiao Tong University é considerado atualmente um dos mais importantes na área acadêmica. A pesquisa analisou 12 mil instituições acadêmicas no mundo.
A lista final leva em conta indicadores da performance acadêmica, incluindo o corpo discente e a equipe de professores. São considerados também os estudos e docentes que receberam prêmio Nobel e medalhas em seu campo de atuação. Somam pontos os pesquisadores citados em seu meio e com publicações em revistas científicas.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro