A Universidade de São Paulo (USP) figura entre as 150 melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o ranking internacional elaborado pela Shanghai Jiao Tong University. Ao todo, seis universidades brasileiras foram incluídas na lista das mais bem conceituadas universidades.
De acordo com a tabela divulgada pelo ranking chinês, a USP se encontra entre as 101 e 151 posições da lista - não há divulgação exata do rendimento da universidade. Mas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP estimou que a instituição tenha passado do 128º lugar para o 121º, de 2007 para 2008.
Segundo a assessoria de imprensa da USP, pelas estimativas, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) aparece na 164ª posição, a Universidade de Buenos Aires (UBA) em 175º lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 286º.
De acordo com o ranking, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou cotada entre as 201 e 301 melhores instituições do mundo. Em seguida aparecem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as 301 e 403 melhores.
Também figuram nas top 500 a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na última centena das instituições elencadas. A federal do Rio Grande do Sul era a única que não fazia parte da lista no ano passado.
Na mesma avaliação, a USP ainda figura entre as universidades top 100 na área de medicina clínica e farmácia, no qual foi classificada na 90ª posição.
Os Estados Unidos são os campeões do ranking, ocupando a primeira posição, com a Universidade de Harvard, Stanford e Berkeley. Em quarto lugar aparece a primeira instituição européia: a britânica Cambridge.
Metodologia
O ranking da Shanghai Jiao Tong University é considerado atualmente um dos mais importantes na área acadêmica. A pesquisa analisou 12 mil instituições acadêmicas no mundo.
A lista final leva em conta indicadores da performance acadêmica, incluindo o corpo discente e a equipe de professores. São considerados também os estudos e docentes que receberam prêmio Nobel e medalhas em seu campo de atuação. Somam pontos os pesquisadores citados em seu meio e com publicações em revistas científicas.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp