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O desempenho das escolas públicas paranaenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2008, fez Curitiba ganhar uma posição em relação à lista geral por capitais. É o que revela ranking feito pela Gazeta do Povo, com base nos dados divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os concluintes do ensino médio não são obrigados a fazer a prova.
Na classificação geral, Curitiba aparece em 5º lugar, ao lado do Rio de Janeiro, com médias 52,96. Já na lista que relaciona apenas as escolas públicas, a capital paranaense obteve a 4ª colocação, com média 49,78. A média dos estudantes paranaenses também fica acima da obtida em todo o país, de 48,90. O Colégio Militar de Curitiba ficou na primeira colocação no ranking curitibano e aparece entre as dez maiores notas do estado.
A comparação leva em conta apenas uma das quatro notas aferidas pelo Enem: a média geral com correção de participação, que inclui resultados da prova objetiva e redação, aplicada a uma fórmula feita pelo Inep para simular a participação de todos os estudantes.
De acordo com a superintendente de educação da Secretaria Estadual do Paraná, Alayde Digiovanni, o número de alunos no ensino médio aumentou em 25% no último ano, o que significa quase 100 mil alunos a mais. "Conseguimos melhorar a oferta e manter a qualidade, isso é muito bom. Apesar de existir lacunas ainda a serem superadas", diz. Na opinião de Alayde, somente as escolas particulares top de linha conseguiram as melhores notas. "Apesar das piores notas serem da rede estadual, ainda assim são maiores do que a média das últimas colocadas em todo o país", afirma. Uma justificativa para o melhor desempenho da rede pública estadual é o programa Superação, implementado pela Secretaria. "A gestão das escolas com baixos índices educacionais recebe um olhar diferenciado", diz.
O senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, ressalta que em termos de financiamento, o governo do estado se preocupa em aplicar 30% do orçamento em Educação, 5% a mais do que o previsto na Constituição Federal. "Mas apesar de Curitiba estar bem se comparada com outras capitais, a média geral brasileira ainda é baixa. Isso mostra novamente que o ensino médio é um dos grandes gargalos e desafios da educação brasileira. O aluno está desencantado com o estudo", diz.
Já o diretor do programa de televisão Eureka (direcionado para concluintes do ensino médio), Marlus Geronasso, também professor de cursos pré-vestibulares nas disciplinas de Redação e Literatura, ressalta que a prova do Enem 2008 trouxe mais questões que contemplavam as disciplinas de Matemática, Física e Química. "Não houve muita preocupação com a área de Humanas. Com isso, a média geral caiu e mostra a dificuldades dos alunos com o chamado trio de ferro. Nos dá um diagnóstico mais realista do ensino médio", diz.