Você é daqueles que se divertem com a trolagem que rola solta na internet? Ou você tem uma opinião contrária à "tiração de sarro" desenfreada? Independentemente da sua opinião, agora é a hora de você colocá-la para fora. "Tudo vira piada" é o tema da segunda edição do Papo Universitário 2013, que ocorre no dia 22 de maio, no Teatro Paiol, em Curitiba.
Três temas nortearão o evento: "Nas redes sociais, até o que é sério é motivo de brincadeira", "Politicamente (in)correto. Há limites para o humor na web?" e "Ninguém escapa. E se você for o alvo da chacota?". No centro do debate, já está confirmada a participação de Bia Granja, co-curadora do Social Media Week Brasil, da Campus Party e do festival youPIX; Bic Muller, criadora do site Morri de Sunga Branca e autora do @pedreiro_online; Fagner Zadra, ator, comediante e integrante do projeto Tesão Pia; e e Demétrius Gonzaga de Oliveira, delegado titular do Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber).
O evento é aberto a universitários de quaisquer instituições e as vagas são limitadas. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas aqui. Os alunos participantes recebem um certificado de 4 horas complementares. O Papo Universitário é um evento promovido pela Gazeta do Povo, com patrocínio do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e da Claro, que tem o intuito de colocar os jovens no centro de debates sobre assuntos da atualidade.
Edições anteriores
As últimas edições do Papo Universitário envolveram milhares de jovens na discussão de temas polêmicos. Na primeira edição de 2013, personalidades ligadas ao ramo de bares, casas noturnas, bandas e de órgãos fiscalizadores, discutiram como fazer uma "Balada segura".
No último evento em 2012, os jovens debateram os problemas da cidade com os que eram na época candidatos ao segundo turno nas eleições para a prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet e Ratinho Jr. No mesmo ano, outros eventos trouxeram outros temas como os choques entre as gerações X, Y e Z; a produção musical no Paraná e a atuação do jovem no espaço público.
Em 2011, estudantes debateram a violência e o uso consciente das mídias sociais. Em 2010, na edição sobre as drogas, assuntos difíceis, como a punição de usuários, foram debatidos de forma franca e aberta. Outro assunto abordado neste ano foi a eleição. Com o tema "Voto Consciente", campanha do grupo GRPCom em 2010, os jovens foram estimulados a dar sua opinião sobre formas eficientes de pleito.
Em 2009, o trânsito foi o foco principal do bate-papo. Na discussão "Respeito ou Morte", os universitários falaram das campanhas de conscientização às discussões sobre uma possível "indústria de multas" na cidade.
Também naquele ano, a política foi abordada, com discussões sobre o papel dos políticos e como cobrá-los. Ainda, a Copa do Mundo do Brasil que acontecerá em 2014 esteve em debate. Na pauta, uma conversa sobre viabilidade, benefícios e desvantagens do evento em solo brasileiro, em especial em Curitiba.