Cerca de 35 mil alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão convidados a participar da consulta que definirá quem vai assumir a Reitoria da instituição nos próximos quatro anos. A votação começou nesra segunda-feira (8) no câmpus Palotina e segue nesta terça-feira em todas as sedes da Federal. Quarta-feira (10), o pleito continua apenas nos câmpus de Curitiba e do Litoral.
Depois de uma campanha tumultuada por quase quatro meses de greve, o atual reitor Zaki Akel Sobrinho e a diretora do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Tarcisa Bega, disputam os votos da comunidade acadêmica. Apesar de o voto não ser obrigatório, urnas estarão distribuídas por todas as unidades da UFPR. O horário de votação varia conforme a localização, começando às 7 horas em alguns lugares e encerrando às 21 horas em outros.
Além dos 2,5 mil professores, 26 mil alunos de graduação e dos 3 mil técnicos, também podem votar mestrandos e doutorandos, professores aposentados e servidores da Funpar que atuam no Hospital de Clínicas. Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto na seção eleitoral preestabelecida.
Segundo a Comissão Paritária de Consulta, organizadora da eleição, os votos em conjunto das três categorias que compõem a comunidade têm o mesmo peso: um terço da soma total. No entanto, para que essa equidade se efetive, é necessário que cada categoria leve ao menos um terço de seus representantes às urnas. A apuração dos votos começa na próxima quinta-feira.