• Carregando...
Os haitianos Richard, Amós, Walner, Serafim e Florestapo (de camisa laranja) com Sebastião Nascimento (pesquisador da Unicamp que acompanha o grupo) e o diretor da escola, Wanderley Antonio Lopes Barbon | Divulgação
Os haitianos Richard, Amós, Walner, Serafim e Florestapo (de camisa laranja) com Sebastião Nascimento (pesquisador da Unicamp que acompanha o grupo) e o diretor da escola, Wanderley Antonio Lopes Barbon| Foto: Divulgação

Estudantes de uma escola estadual em São José dos Pinhais participaram nesta terça-feira (28) de uma atividade diferente na escola. Durante duas horas, alunos de ensino fundamental e médio ouviram os depoimentos de cinco haitianos refugiados que chegaram ao Paraná no início de fevereiro, Richard, Amós, Walner, Serafim e Florestapo. A palestra foi realizada no Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha, localizado na área rural da cidade.

"A maior parte dos assistentes nunca tinha conhecido estrangeiros", conta o professor Wellington Luiz do Couto que, com o diretor da escola Wanderley Antonio Lopes Barbon, organizou a atividade. "A boa disposição dos haitianos e a história de vida de cada um cativou a todos", acrescentou.

Os depoimentos dos haitianos foram traduzidos do francês para o português por Sebastião Nascimento, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que acompanha o grupo. Entre os assuntos tratados, as peripécias da viagem do Haiti para o Brasil, suas antigas profissões – muito diferentes das atuais – e as saudades da família. "Queremos repetir a experiência, muito rica, tanto para os alunos quanto para os próprios refugiados", comemorou Wellington.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]