Um dia após a divulgação do Censo da Educação Superior de 2007, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou a sinopse do material, que aponta queda no ritmo de criação de novas instituições de ensino superior no país.
As instituições municipais apresentaram aumento de apenas 1,7%, as federais de 1% e as privadas de 0,5%. Houve ainda queda de 1,2% no número de instituições estaduais em decorrência de integrações.
O número total de universidades em todo o país, segundo o Inep, passou de 178 para 183, enquanto as faculdades saíram de 1.973 para 1.978. Um único centro univeristário foi criado durante o período, um acréscimo de 0,8%.
O maior número de faculdades e de centros universitário está vinculado ao setor privado - 92,5% e 96,7%, respectivamente. Já as universidades, de acordo com a sinopse, estão distribuídas "em proporção aproximada" de 52,5% para o setor público e de 47,5% para o privado.
Mudanças
Segundo o presidente do instituto, Reynaldo Fernandes, o levantamento vai mudar a partir deste ano. As instituições agora terão de registrar seus dados (número de alunos e professores) com nome, sobrenome e um documento. Até hoje, elas mandavam apenas a quantidade de estudantes e docentes, sem necessidade de comprovação.
Enade
O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que embasa parte da avaliação dos cursos, também passará por mudanças. O exame deverá passar por modificações para atender a análise dos cursos à distância.