Tranqüilo e muito bem-informado, José Avelar de Melo, ex-operário de construção de rodovias e dono da banca de revistas e jornais Nani Cão, passa parte do dia no atendimento aos clientes. Quando pode, dedica-se ao que mais gosta de fazer: ler livros e revistas. Quem passa na frente da revistaria já sabe: pede uma dica, pois o Zé sabe das coisas.
Seu carro-chefe de vendas na banca que mantém na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem, é a revista Nossa História. Estudantes, empresários, donas de casa, profissionais liberais são os fiéis compradores da edição mensal da editora paulista Vera Cruz. São 40 exemplares vendidos ao mês contra cinco da semanal Veja. "Desde que foi lançada a Nossa História sempre teve uma procura recorde pelos leitores", afirma.
Detrás do balcão, José Avelar avisa aos vestibulandos que os jornais diários e as revistas semanais são leituras obrigatórias. Para quem quer ir além, as publicações se multiplicam. Ele cita Caros Amigos, Fórum, Primeira Leitura e a paranaense Idéias. A Superinteressante, Ciência Hoje, Scientific American e o Almanaque Abril também são títulos que merecem a atenção do estudante.