Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cultura

Produção universitária ganha prêmio nacional

A equipe vencedora contou com o apoio de alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design | Felipe Rosa / Gazeta do Povo
A equipe vencedora contou com o apoio de alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design (Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo)

Dublar uma música em um vídeo sem cortes, com várias pessoas atuando ao mesmo tempo em um espaço grande – de preferência aberto – como cenário. Essas são as características de um LipDub (dublagem de lábios, em inglês), produção que virou febre em outros países no ano passado e que também tem animado e envolvido muita gente no Brasil. Foi aproveitando esse embalo que estudantes do curso de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo (UP) venceram o primeiro Festival Nacional de LipDub, com 27,11% dos votos do público.

Eles produziram um vídeo com base na música "O Tempo", da banda Móveis Coloniais de Acaju, com a participação de 80 pessoas; entre elas estavam dois professores. A ideia era ter um trabalho para inscrever no festival. Com uma proposta na cabeça e uma câmera nas mãos, os universitários começaram a montar o roteiro e organizar a produção no final de 2011. A gravação ocorreu em março deste ano e levou cerca de oito horas para fazer um vídeo com pouco mais de quatro minutos.

"Como não podia ter cortes, a maior dificuldade foi sincronizar o movimento de cada um. Quando alguém errava a letra, esquecia a música ou caía, tínhamos de começar tudo outra vez", conta uma das professoras responsáveis pelo projeto Adriana Coca.

Pontos fortes

Ela acredita que os alunos venceram o festival porque o vídeo tem dois pontos fortes: a escolha da música – que fugia das sugeridas pela organização do campeonato e tem a autoria de uma banda que começou pela internet – e pelo fato de o trabalho conter uma narrativa – que mostra a evolução do tempo na história da humanidade. Para desenvolvê-la, a equipe contou com a colaboração da equipe do Teatro Guaíra, que cedeu os figurinos, cerca de 80 roupas e máscaras diferentes.

"Na hora da inscrição, estávamos com medo, sem saber se tínhamos chance. Quando vimos que ficamos entre os sete finalistas nem acreditamos", conta uma das produtoras do vídeo, a estudante de Publicidade e Propaganda Francielly Kaucz.

VIDA NA UNIVERSIDADE | 5:28

Confira o vídeo produzido pelos estudantes de Design, Publicidade e Jornalismo da Universidade Positivo (UP) que ganhou o primeiro lugar no Festival Nacional de LipDub, dublando a música "O Tempo", da banda Móveis Coloniais de Acaju.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.