A equipe vencedora contou com o apoio de alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design| Foto: Felipe Rosa / Gazeta do Povo

Origem

Estilo de vídeo LipDub nasceu na Alemanha

O LipDub nasceu na Alemanha no ano de 2007. O conceito é sincronizar os lábios para que várias pessoas dublem uma música enquanto entram e saem de cena. No caso do Festival Nacional de LipDub, que nasceu em São Paulo, alguns critérios foram exigidos. Entre os requisitos estava a participação quase exclusiva de universitários – só dois poderiam ser de fora –, que contasse com a orientação de dois professores e todos aparecessem juntos no final. Além disso, o trabalho deveria ser gravado em uma instituição de ensino superior e não poderia ter cortes. Os outros vídeos finalistas do festival podem ser vistos no site www.lipdubbrasil.com.br.

CARREGANDO :)

Dublar uma música em um vídeo sem cortes, com várias pessoas atuando ao mesmo tempo em um espaço grande – de preferência aberto – como cenário. Essas são as características de um LipDub (dublagem de lábios, em inglês), produção que virou febre em outros países no ano passado e que também tem animado e envolvido muita gente no Brasil. Foi aproveitando esse embalo que estudantes do curso de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo (UP) venceram o primeiro Festival Nacional de LipDub, com 27,11% dos votos do público.

Publicidade

Veja o vídeo do LipDub da UP.

Eles produziram um vídeo com base na música "O Tempo", da banda Móveis Coloniais de Acaju, com a participação de 80 pessoas; entre elas estavam dois professores. A ideia era ter um trabalho para inscrever no festival. Com uma proposta na cabeça e uma câmera nas mãos, os universitários começaram a montar o roteiro e organizar a produção no final de 2011. A gravação ocorreu em março deste ano e levou cerca de oito horas para fazer um vídeo com pouco mais de quatro minutos.

"Como não podia ter cortes, a maior dificuldade foi sincronizar o movimento de cada um. Quando alguém errava a letra, esquecia a música ou caía, tínhamos de começar tudo outra vez", conta uma das professoras responsáveis pelo projeto Adriana Coca.

Pontos fortes

Ela acredita que os alunos venceram o festival porque o vídeo tem dois pontos fortes: a escolha da música – que fugia das sugeridas pela organização do campeonato e tem a autoria de uma banda que começou pela internet – e pelo fato de o trabalho conter uma narrativa – que mostra a evolução do tempo na história da humanidade. Para desenvolvê-la, a equipe contou com a colaboração da equipe do Teatro Guaíra, que cedeu os figurinos, cerca de 80 roupas e máscaras diferentes.

Publicidade

"Na hora da inscrição, estávamos com medo, sem saber se tínhamos chance. Quando vimos que ficamos entre os sete finalistas nem acreditamos", conta uma das produtoras do vídeo, a estudante de Publicidade e Propaganda Francielly Kaucz.

VIDA NA UNIVERSIDADE | 5:28

Confira o vídeo produzido pelos estudantes de Design, Publicidade e Jornalismo da Universidade Positivo (UP) que ganhou o primeiro lugar no Festival Nacional de LipDub, dublando a música "O Tempo", da banda Móveis Coloniais de Acaju.

Publicidade