A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) convocou os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para uma assembléia nesta quinta-feira (4).
Entre outros assuntos, o objetivo é discutir o indicativo de greve aprovado em julho pelo sindicato da categoria, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). A assembléia acontece às 17 horas no Auditório da Administração, no Centro Politécnico.
Os professores querem um reajuste de 18% nos salários e a incorporação das gratificações, que, segundo eles, algumas vezes são maiores do que os próprios salários. Eles pedem também a abertura de concursos para a contratação de mais professores.
Os docentes consideram a proposta do governo federal de desrespeitosa. Foi oferecido um reajuste de 0,1% a todos os servidores públicos para o ano de 2005. Além disso, o governo afirma que deve fazer reajustes salariais apenas em 2006.
Os professores do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) já aprovaram o indicativo de greve. Uma nova assembléia deve ocorrer no próximo dia 16 para escolher o começo da paralisação.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura