Escola em Maringá: 95 unidades da cidade recebem ações previstas em plano federal.| Foto: Ivan Morin/Gazeta do Povo

Dos 399 municípios do estado, 71 tiveram o Plano de Ações Articuladas aprovado pelo MEC. Fora os 38 prioritários, que tinham prazo para a entrega, outras 33 cidades estão com seus planos aceitos e em andamento.

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Para fazer o PAR, cada prefeitura deve levar em conta quatro itens propostos pelo MEC: gestão educacional, formação de professores e educadores, práticas de ensino e de avaliação e infraestrutura e recursos didáticos e pedagógicos.

De acordo com a secretária de Educação de Maringá, Márcia Socreppa, o município começou a elaborar o PAR logo após aderir ao Plano de Metas do Ministério da Educação, em abril de 2007. "Em outubro preenchemos as planilhas no sistema, fazendo um diagnóstico para nossa cidade, envolvendo toda a rede municipal de ensino", explica.

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No total, 42 escolas e 53 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Maringá já recebem as ações previstas no PAR. Segundo Márcia, em 2008 essas instituições participaram de seminários para educação inclusiva, reorganizaram seus projetos político-pedagógicos e estão em fase de implantação do ensino fundamental de 9 anos. "Os resultados aparecem especialmente na qualificação dos profissionais da área da educação e na melhoria da qualidade do ensino com investimentos em equipamentos e infra-estrutura", diz a secretária.

Em Foz do Iguaçu a prefeitura espera para conferir os avanços na educação no próximo resultado do Ideb, que será feito neste ano e divulgado ano que vem. "Em meados de 2008, todas as propostas já iniciaram e algumas serão concluídas ao longo deste ano. O resultado é para longo prazo, mas já esperamos aumentar o índice no Ideb", diz a diretora do departamento de Educação Infantil de Foz do Iguaçu, Maria Aparecida de Oliveira Begnini.

Segundo a diretora, entre as principais ações estão a formação continuada para 700 professores do ensino básico e 350 da educação infantil, a implantação da jornada ampliada em seis escolas e a melhoria em infra-estrutura. Para acompanhar a implantação das ações e fazer o controle, o MEC e o Fundo Nacional da Educação (FNDE) farão uma auditoria, acompanhados pela Secretaria do Estado da Educação. (AS)