O ministro da Educação, Tarso Genro, anunciou nesta terça-feira que sobraram 4.939 bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) após a terceira etapa de inscrições, concluída na última quarta-feira. Foram pré-selecionados para estudar gratuitamente ou com bolsa de 50% do valor da mensalidade 107.136 estudantes, o equivalente a 96% do total oferecido.
Tarso informou que outros 109 mil estudantes que atendiam aos critérios de pré-seleção do ProUni não foram contemplados por falta de vagas nas instituições e nos cursos que eles procuraram. Isso, segundo o ministro, mostra que havia necessidade de oferta de mais bolsas no programa.
Ele destacou também que os bolsistas pré-selecionados no ProUni alcançaram nota média de 61 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), resultado melhor do que a nota média de todos os estudantes da rede privada no Enem, que foi de 54 pontos.
"Isso desmente a visão preconceituosa de que os alunos do ProUni iriam desqualificar a universidade privada", afirmou Tarso, que na quarta-feira participa de solenidade em São Paulo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar estudantes selecionados.
Das 4.939 bolsas que sobraram, cerca de 1.500 são bolsas integrais e o restante são bolsas parciais. O secretário-executivo do MEC, Fernando Haddad, informou que 2.800 das bolsas restantes estão concentradas em 20 municípios, seis deles capitais (Macapá, Belém, Curitiba, Natal, Porto Velho e Palmas). As demais vagas, segundo Haddad, ficaram pulverizadas por outros 600 municípios.
O MEC vai firmar convênios com as prefeituras desses 20 municípios para preencher essas vagas com professores da educação básica da rede pública e estudantes que se enquadrem nos critérios de baixa renda para seleção no programa. Nos demais municípios, o MEC deverá acertar o preenchimento das vagas remanescentes com as próprias instituições, também dentro das regras do programa.
Confira se você foi pré-selecionado
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião