A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou que dos 4.144 aprovados no último vestibular, realizado nos dias 29 de novembro e 19 e 20 de dezembro de 2004, 483 calouros, pouco mais de 11%, ainda não apresentaram a documentação necessária para legitimar a vaga na instituição.
Esses alunos deverão comparecer ao Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAA) até as 18h desta quinta-feira (17) para protocolar um recurso que será analisado.
Segundo a diretora do NAA, professora Rosana de Albuquerque Sá Brito, o número de alunos com problemas na documentação aumentou, se comparado com anos anteriores, pelo motivo do sistema de cotas. "Como é o primeiro ano desse sistema, é normal que houvesse mais casos", informou. Os motivos dos problemas, ainda segundo a diretora, são vários. "Além do não comparecimento do candidato no dia do registro de seu curso ou a não coleta da digital, cerca de 290, detectamos problemas como a falta de comprovação da conclusão do Ensino Médio, principalmente na apresentação do Ficha Modelo 19 que é exigida para a efetivação do registro acadêmico", explica.
Outro problema identificado pelo NAA foi a confusão que alguns alunos fizeram quanto à questão de escola pública e gratuita. "O edital do Processo Seletivo 2005 mostra que são candidatos aceitos para concorrer às vagas de cotas sociais aqueles alunos que estudaram em escola pública. Muitos estudaram em escolas que não cobravam mensalidade escolas filantrópicas ou confecionais (mantidas por instituições religiosas) e achavam que por não pagar mensalidade a escola seria pública. Escola pública é aquela mantida pelo Governo Estadual ou Governo Municipal. Além disso, também os alunos bolsistas em escola particular não podem ocupar uma vaga pela cota social", informou a professora.
Outro equívoco, por parte dos candidatos, foi quanto as cotas raciais, explica a diretora. "Os alunos tem confundido fenótipo (características físicas) com genótipo (características dos genes). Não adianta apenas ter ascendência negra, de uma avó, por exemplo. Estes são traços de genótipo. O que exigimos em edital são os traços da raça negra, o fenótipo", enfatiza.
Mais alunos devem ser chamados
Para a diretora Rosana de Albuquerque Sá Brito os problemas e as dúvidas originadas pelo sistema de cotas pode representar um aumento no número de alunos chamados, em relação aos anos anteriores. Mas, para ela, o número de chamadas complementares não deve aumentar. A professora lembra que passada a convocação geral, os alunos que entrarem pelas chamadas complementares obedecerão ao critério de nota, assim como foi na primeira fase do vestibular, onde não havia o sistema de cotas.
Confirmação de matrícula
A diretora ratifica que os calouros devem confirmar sua matrícula nos três primeiros dias de aula, na secretaria de seu curso. "Quem não fizer esta confirmação, também perde o direito à vaga", conclui.
Para ver se você é um dos aprovados com problemas na documentação, basta consultar a listagem que a NAA afixou no Prédio Histórico. Caso seu nome não esteja nesta lista você é um dos 483 alunos que estão com problemas na documentação. A lista também está à disposição no site da Universidade. O resultado da análise do recurso será divulgado pelo reitor Carlos Moreira Júnior na próxima terça-feira.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura