| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A determinação da Justiça de conceder reintegração de posse a 23 escolas ocupadas de Curitiba foi cumprida por completo nesta quinta-feira (3), quando as ocupações no estado completam um mês. Estudantes do último colégio que ainda estava ocupado - o Colégio Estadual Cruzeiro do Sul - deixaram o local nesta manhã. A lista das escolas incluídas na decisão nomeava também os colégios Estadual do Paraná (CEP) e Estadual Santa Felicidade. Mas, no CEP, um acordo entre estudantes, governo estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e Ministério Público suspendeu a saída dos alunos. Já a escola de Santa Felicidade foi desocupada no mesmo dia em que um aluno foi encontrado morto dentro da instituição.

CARREGANDO :)
Publicidade

A informação das reintegrações concluídas foi confirmada pela Defensoria Pública e pelo coletivo Advogados Pela Democracia, que presta auxílio jurídico para os estudantes. Nenhum ocupante ofereceu resistência nessas escolas.

O prazo para o cumprimento da ordem judicial venceu na segunda-feira (31), mas um acordo entre as partes permitiu a desocupação de forma voluntária até esta quinta.

Balanço

Segundo dados desta quinta-feira (3) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), caiu para 141 o número de escolas ocupadas em todo o Paraná. Esse é o menor índice desde o auge do movimento, há duas semanas, quando mais de 800 ocupações se espalhavam pelo estado. A conta da Seed já leva em consideração as 23 reintegrações de posse da primeira liminar concedida pela Justiça.

O balanço do governo mostra 36 ocupações em Curitiba, número menor do que os 44 pedidos de reintegração de posse emitidos na terça-feira (1.º) pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para a capital. Somando a região metropolitana, são 99 ocupações. Os dados mais recentes da pasta também mostram que as 141 ocupações desta terça representam 3,87% do total de escolas do estado.

Por outro lado, o Ocupa Paraná ainda contabiliza em torno de 300 ocupações. O movimento estudantil dos secundaristas completa um mês nesta quinta.

Publicidade

As ocupações contra a PEC 241, que delimita um teto para os gastos públicos, e a MP da reforma do ensino médio, começaram no dia 3 de outubro no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais. A cidade foi pioneira no movimento estudantil dos secundaristas e também está sendo alvo de desocupações nesta quinta-feira (3). No sábado, a atriz Letícia Sabatella visitou a instituição e deu uma aula sobre a obra “Ilíada”, de Homero, ao lado do compositor Octavio Camargo.