As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2005) para alunos que estão concluindo o ensino médio encerram nesta sexta-feira (15). Os candidatos que deixaram para última hora deverão pagar o valor de R$ 35,00 e fazer a inscrição na própria escola em que estejam matriculados. Alunos que estudaram em escolas públicas e os que apresentarem declaração de carência (documento disponível nos correios), ficam isentos da taxa.
Para os alunos que já concluiram o ensino médio o período de inscrições para o exame começa no dia 25 de abril e vai até 6 de maio. Os interessados deverão se dirigir às agências dos Correios ou se inscrever pelo site. A prova acontece no dia 28 de agosto. A previsão do MEC é que três milhões de candidatos façam as inscrições - o dobro em relação ao ano passado.
Novidades Os estudantes que pretendam realizar o exame deverão, obrigatoriamente, ter o número do CPF para preencher a ficha de inscrição. Pela primeira vez no Enem será indispensável a apresentação do documento. ProUniQuem tiver interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá que prestar o Exame, cuja nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, servirá como critério de seleção para o ProUni.
DúvidasPara atender tanta gente e tirar possíveis dúvidas sobre o Enem, o MEC ampliou a central de atendimento telefônico, o Fala, Brasil - 0800-616161, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. O serviço eletrônico funciona todos os dias, durante 24 horas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”