O governo federal lança em agosto sistema para que professores e diretores das escolas de todo o país possam entender melhor o nível de aprendizagem dos alunos. Chamado Devolutivas, o projeto é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Dez aplicativos para estudar para provas e concursos
Os apps não substituem o estudo dedicado, mas ajudam na fixação do conteúdo. Confira uma seleção de algumas opções:Dez aplicativos para estudar para provas e concursos:
Leia a matéria completaAs escolas do nível fundamental e médio terão acesso a um novo portal a partir do qual poderão montar provas com base nos itens das avaliações federais de larga escala. O portal facilitará o entendimento do significado pedagógico das notas numéricas - mostrando, por exemplo, o que representa em termos de aprendizado uma nota 200 em Matemática. Espera-se, assim, aumentar o protagonismo pedagógico das avaliações.
Os educadores poderão ainda diagnosticar o desempenho dos seus alunos ao longo do ano, sem precisar aguardar os resultados bianuais da Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Inep vai oferecer 600 itens da Prova Brasil no portal. Essas questões terão o detalhamento da sua vinculação curricular, apontando habilidades e competências que o aluno domina ao acertá-las. A nova plataforma terá um guia de navegação, mas o Inep estuda promover formação para os usuários.
O projeto é mais um esforço do Inep em oferecer “relevância pedagógica” aos dados. No ano passado, as escolas receberam o Ideb com uma explicação das correlações entre os pontos e as competências avaliadas, além da contextualização socioeconômica.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano