Para Marcelo Gavião, presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a luta para melhorar e aprovar no Congresso Nacional o anteprojeto da lei da educação superior, a chamada Reforma Universitária, precisa ser abraçada por todos os estudantes do ensino médio e universidades. A entidade representa 55 milhões de alunos do país e promoveu nesta semana o Seminário Nacional de Educação, que terminou na tarde desta quarta-feira (16), em Brasília.
Cerca de 500 alunos do ensino médio se reuniram no evento, cujo tema foi "O olhar dos estudantes para o futuro do Brasil". Na manhã desta quinta-feira, às 9h, os estudantes fizeram uma passeata na Esplanada dos Ministérios pela aprovação do Projeto de Lei nº 3.627/04, que institui o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas nas universidades, em especial negros e índios.
De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), o objetivo do seminário foi mostrar a opinião da Ubes sobre a reforma da educação básica e a reforma da educação superior. "A Ubes entende que o anteprojeto da reforma universitária é importante, pois busca reforçar investimentos públicos na universidade e ter maior controle das instituições privadas", disse Gavião. Segundo ele, o debate não deve ser feito só por quem está na universidade, mas também por quem precisa entrar nela.
Discussão
Também nesta quarta-feira, o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, e o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Distrito Federal, Leandro Nunes, discutiram o tema "Reforma Universitária: a Universidade e o Novo Projeto de Desenvolvimento Econômico e Social".
Jairo Jorge informou que o MEC está criando mais 13 universidades. O primeiro emprego acadêmico e a realização de uma conferência nacional de Educação Superior, de quatro em quatro anos, para determinar os rumos do setor, são outras ações defendidas pelo ministério. Leandro Nunes lembrou que o anteprojeto de reforma no setor prevê critérios de qualidade para as universidades públicas e privadas.
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