Esta sexta-feira será de muita emoção para os vestibulandos, tanto para os que passaram quanto para os que não conseguiram uma vaga na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) ou no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). As três instituições divulgam os resultados dos vestibulares de verão.
A UEM é a primeira a revelar quem são os novos calouros. A partir das 10 horas, a universidade vai disponibilizar a lista com os aprovados no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, Zona 7, em Maringá e nas secretarias dos câmpus regionais de Cianorte, Goioerê, Umuarama e Cidade Gaúcha. O segundo vestibular de 2005 ocorreu de 30 de janeiro a 2 de fevereiro e teve 14.330 inscritos. A UEM ofereceu neste concurso 1.512 vagas em 46 cursos de graduação. Confira a relação completa de cursos na seção Universidades. Segundo a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), o índice de desistência chegou a 14,32% no total, o que corresponde a 2.053 ausentes. Os novos calouros da UEM devem fazer matrículas de 23 a 25 deste mês, no Restaurante Universitário. Há horários específicos dependendo do curso e turno. Os aprovados nos câmpus regionais devem se matricular nas secretarias dos cursos. Os documentos necessários para o registro e matrícula são os seguintes: duas fotos 3x4; duas cópias autenticadas do histórico escolar com o certificado de conclusão do Ensino Médio; além de cópias autenticadas da certidão de nascimento ou casamento; RG; CPF; título de eleitor, com a quitação eleitoral da última eleição; certidão de Alistamento, reservista ou de dispensa; e certidão da carteira de vacinação ou atestado emitido pelos postos de saúde. O resultado do segundo vestibular da UEM também será divulgado no site www.uem.br/vestibular/resultado e transmitido pela Rádio Universitária FM (106,9 MHz), também a partir das 10 horas. O cartão de desempenho dos candidatos será enviado pelos Correios. UEL
O resultado da UEL será divulgado apenas pela internet, no site www.cops.uel.br, às 16 horas. O concurso foi realizado de 16 a 18 de janeiro e teve 35.562 inscritos. A instituição ofereceu 3.010 vagas em 41 cursos. Veja a lista completa dos cursos na seção Universidades.
Pela primeira vez, a UEL adotou um sistema de cotas no vestibular. Até 40% das vagas foram reservadas para estudantes que cursaram da 5ª série do Ensino Fundamental à última série do Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas. Metade dessas vagas foram destinadas somente para negros. Do total de inscritos, 12.084 candidatos concorreram pelo sistema de cotas.
Os aprovados pelo sistema de cotas só terão a matrícula homologada depois de análise da documentação que comprove a condição de estudante da escola pública e da confirmação da autodeclaração como negro, feita por uma comissão especial indicada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa comissão tem representantes das áreas de Sociologia, Antropologia, História, Pedagogia, um representante do Conselho da Comunidade Negra, um do Núcleo Regional de Ensino, representantes dos servidores e dos estudantes.
Outra mudança para este concurso foi que a nota de corte o índice mínimo de acertos - dobrou de 15 para 30% na primeira prova, de Conhecimentos Gerais. Também houve alteração na nota mínima da Prova de Redação, que passou de 1 para 2.
Cefet-PR
Por último, também às 16 horas, quem divulga o resultado do vestibular de verão é o Cefet-PR. As listas estarão disponíveis em seis unidades da instituição. A partir das 18 horas, a relação poderá ser conferida no site www.cefetpr.br. O escore e a classificação de todos os candidatos estarão disponíveis na internet de 21 de fevereiro a 31 de março.
Inscreveram-se no concurso 10.641 candidatos para concorrer a uma das 1.675 vagas distribuídas em 40 cursos de Tecnologia, Engenharia e Ciências. Veja quais cursos o Cefet-PR oferece na seção Universidades. Só em Curitiba, 5.830 candidatos disputaram 665 vagas. As provas aconteceram nos dias 9, 10 e 11 de janeiro em Curitiba, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa, onde o Cefet-PR tem unidades, além de Maringá e Londrina.
Depois de comemorar o resultado, os novos calouros precisam fazer a pré-matrícula, nos dias 21 e 22 de fevereiro, nas secretarias das unidades. É necessário apresentar: histórico escolar ou equivalente em duas vias (uma original ou duas fotocópias autenticadas do diploma de técnico de 2º grau); fotocópias da certidão de nascimento ou de casamento passada por oficial de registro civil; da carteira de identidade; do título de eleitor; prova de estar em dia com o serviço militar; e uma foto 3x4, fotografada com data de 2004 ou 2005.
Veja também os gabaritos e as provas dos vestibulares da UEM, da UEL e do Cefet-PR na seção Gabaritos.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião